Menú

AVANÇO

Soja: primeiras áreas já são colhidas no Rio Grande do Sul

Máquinas trabalham na região de Santa Rosa, na fronteira noroeste, onde mil hectares já foram colhidos

Assim como no milho, a soja no  Rio Grande do Sul começa a registrar as primeiras colheitas também na região administrativa de Santa Rosa. Mais precisamente na Fronteira noroeste, cerca de mil hectares já foram colhidos, com produtividade média de três mil kg/ha, com variação entre 2,7 mil quilos e 3,3 mil kg/ha. As informações são do boletim semanal divulgado pela Emater (RS).

Segundo a consultoria Safras & Mercado é prematuro extrapolar esses resultados para as demais regiões, tendo em vista principalmente o comportamento observado nas condições meteorológicas até o presente. Todavia, a tendência, segundo técnicos, é que a metade norte não se distanciará muito do esperado inicialmente. Já a metade sul seguramente terá dificuldade em obter rendimentos aceitáveis.

O cenário não é propriamente uma novidade para o Estado. Em anos anteriores, tal como ocorreu na safra 2012, para citar exemplo mais recente - situação semelhante foi registrada. Ocorre que de lá para cá, por razões de conjuntura e condições climáticas excepcionais sucessivas, a cultura avançou de forma significativa nessa parte do Estado; infelizmente, com boa parte das lavouras cultivadas em áreas com condições edafoclimáticas pouco adequadas ao desenvolvimento da soja. 

Nome:

Email:

Deixe um comentário:

Escreva os números da imagem:

últimas notícias

Previsão para hoje -


▲ Máx
▼ Min




Confira a previsão dos próximos dias

Fonte: Somar Meteorologia